9 Alimentos surpreendentes para combater a anemia

A anemia é um distúrbio causado pela diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue, que ocorre principalmente pela falta de ferro ou uma má absorção deste componente. Este transtorno de saúde é um dos mais comuns em matéria de nutrição em todo o mundo, afetando principalmente mulheres e crianças. Como conseqüência, podem surgir problemas de saúde leves ou graves, dependendo da causa específica da condição da doença.

Mas, além da deficiência de ferro, a anemia pode ocorrer por outros fatores, como a falta de ácido fólico e vitamina B12, fatores hereditários das células sanguíneas e, até mesmo, doenças crônicas; os especialistas descobriram que uma boa alimentação é a chave para a sua prevenção e o seu tratamento. Em seguida mencionamos os alimentos mais surpreendentes para combater a anemia e vencer a batalha a esse problema de saúde.

      1. Espinafre

Este espetacular legume de folha verde caracteriza-se por seu alto teor em ferro, fibra, vitamina A, B9, C e e, beta-caroteno, e uma fonte significativa de cálcio. Todas essas propriedades fazem dela uma das melhores aliadas para combater a anemia, por isso recomenda-se consumir meia xícara de espinafre por dia, para obter cerca de 20% dos nutrientes de ferro. Assim mesmo, também são recomendados outros vegetais de folhas verdes como brócolis, couve, alface e agrião.

2. Alimentos de origem animal

Os alimentos de origem animal representam a maior fonte alimentar de ferro, pois, além disso, contêm ferro “heme”, que se absorve até 30% a mais do que os alimentos de origem vegetal. Recomenda-Se o consumo de carnes vermelhas, fígado, compotas, frutos do mar, peixe do mar, entre outros.

      3. Aveia

Duas colheres de sopa de aveia podem chegar a apresentar até 4,5 mg de conteúdo de ferro no organismo. Para este caso em especial, recomenda-se adquirir farinha de aveia fortificada, já que esta tem um plus extra de vitaminas do grupo B.

      4. Amendoim

O amendoim também pode ajudar a atender as necessidades diárias de ferro, por isso é recomendado comer um punhado por dia. Recomenda-se também a manteiga de amendoim, que terá benefícios semelhantes ao do amendoim. Assim mesmo, os outros frutos secos também fornecem ferro, como por exemplo, as ameixas, as uvas passas, damascos secos, pêssegos secos, amêndoas, figos e tâmaras.

      5. Ovos

Se você está passando por um problema, como a anemia, deve certificar-se de que a sua dieta não está faltando um pouco de ovo. Um único ovo pode contribuir com até 1 mg de ferro, e, portanto, incluí-lo com freqüência lhe dará um suprimento generoso de nutrientes à dieta com uma pequena quantidade de calorias. Neste caso, recomenda-se consumir o ovo acompanhado de um copo de suco de laranja, pois isso favorece a assimilação do ferro no organismo.

      6. Grão inteiro

De acordo com as pesquisas, uma fatia de pão de trigo inteiro pode fornecer até 6% das necessidades diárias de ferro do corpo. Também são recomendados outros produtos de grão inteiro, tais como massas, cereais e arroz, que são eficazes para este problema.

      7. Romã

As Romãs têm uma fonte significativa de ferro, que é fornecido para o sangue. Graças às suas propriedades, é muito eficaz para tratar a anemia. Além disso, este alimento é rico em vitaminas, fibras e potássio, o que estimula o fluxo de sangue saudável.

      8. Tomates

O tomate é uma fonte rica em vitamina C, vitamina E e beta-caroteno, nutrientes essenciais para o tratamento da anemia. Para absorver seus nutrientes, recomenda-se beber um copo de suco de tomate todos os dias, evitando bebidas como refrigerantes, café ou energéticos, já que estes podem parar o processo de assimilação de ferro no organismo.

      9. Legumes

As leguminosas são uma das maiores fontes naturais de ferro, que são a chave para o tratamento e prevenção da anemia. Os feijão, lentilha, soja, grão de bico, entre outros, conferem ao 5mg de ferro em um copo. As lentilhas em especial, têm um efeito mais poderoso e, além disso, são ricas em proteínas e baixas em gordura, por isso são muito recomendadas para tratar a anemia. Cabe esclarecer que se devem preparar adequadamente para poder aproveitar todos os seus benefícios.